Especialidades

Cirurgia para correção de Doença de Peyronie

Cirurgia para correção de Doença de Peyronie

O que é?

A Doença de Peyronie é uma patologia que atinge homens de todas idades, mas se manifesta, geralmente, após os 50 anos. É caracterizada pela presença de placa fibrótica ou nódulo no revestimento dos corpos cavernosos, estruturas de tecido presentes no pênis, comprometendo assim a elasticidade e provocando curvaturas e distorções penianas – normalmente percebidas apenas durante a ereção.

Sintomas

Diferentemente de uma condição congênita presente desde o nascimento em alguns indivíduos – a tortuosidade peniana congênita –, esse distúrbio comumente surge como consequência de traumas que acontecem durante o ato sexual. Entre os principais sintomas apresentados, estão:

  • Presença de nódulo – palpável ou não;
  • Dor;
  • Curvatura do pênis durante a ereção;
  • Dificuldade de ereção.

Diagnóstico e Tratamento

Geralmente, o diagnóstico não requer exames laboratoriais ou de imagem, sendo apenas avaliadas informações próprias do paciente.

O tratamento consiste em procedimentos cirúrgicos para corrigir a curvatura. O método costuma encurtar o pênis de acordo com o tamanho do arqueamento. Do mesmo modo, existe outro processo que visa alongar o mesmo, depois da cirurgia, retomando assim o comprimento original.