Especialidades
Ejaculação Precoce
O que é?
A ejaculação precoce (EP) é uma disfunção sexual que acomete homens, principalmente jovens. É definida como a incapacidade do indivíduo em exercer controle sobre seu reflexo ejaculatório antes mesmo da penetração ou em um curto período após o início da relação sexual. A EP gera muito desconforto, insatisfação e insegurança ao homem e, por vezes, ao casal.
Sintomas
Como a ejaculação precoce não é precisamente uma doença, seu único sintoma é a insatisfação sexual ao indivíduo ou casal. Sendo assim, a disfunção pode estar ligada diretamente a problemas emocionais ou físicos, como ansiedade, prostatite ou transtornos hormonais.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico da EP é feito após análise clínica detalhada, através de informações colhidas do próprio paciente, exame físico e, se necessário, outros exames complementares. Dessa maneira, é possível classificar a ejaculação precoce em três fases:
- Primária: quando a disfunção ocorre desde a primeira relação sexual do indivíduo;
- Secundária: quando surge em um indivíduo que não apresentava a disfunção anteriormente;
- Situacional ou ocasional: quando acontece ocasionalmente ou com determinadas parceiras.
As formas de tratamento incluem psicoterapia sexual ou uso de medicamentos (farmacoterapia), mediante avaliação médica sobre o quadro.