Especialidades
Implante de Prótese Peniana
O que é?
O implante de prótese peniana consiste em um procedimento cirúrgico realizado através da introdução de um dispositivo dentro dos corpos cavernosos – que são canais da ereção peniana. O implante serve, principalmente, para os casos de disfunções graves ligadas à ereção. É recomendado em situações em que o paciente não obteve resultados satisfatórios com outros métodos.
Sintomas
O principal sintoma das disfunções é a incapacidade do homem em ter ou manter uma ereção estável para a relação sexual. Elas geram ainda ansiedade e incômodo sobre a qualidade de vida do indivíduo e relações sexuais satisfatórias.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico de distúrbios que dizem respeito à ereção é feito mediante avaliação médica, através de perguntas ao paciente e exames de sangue e imagem, entre outros.
O implante de prótese peniana é realizado através de cirurgia e tem como principal benefício ser um tratamento efetivo e duradouro para o problema em questão. Além disso, é muito eficiente em homens que têm a patologia após a remoção da próstata.
Existem dois modelos de próteses:
- Inflável: bem próxima a um pênis normal. Apresenta flacidez durante o descanso e ereção – feita através da manipulação de uma bomba alojada na bolsa testicular – quando há a intenção de manter relações sexuais.
- Semirrígido (maleável): esse tipo de prótese é mais simples, pois permanece sempre dura, o que possibilita o indivíduo de dobrar a mesma quando necessário.